terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Que Você tem Visto? (2)...


Olá amigos!
Em tempo de BBB as pessoas acabam ocupando grande parte de seu dia para acompanhar tal programa que, me desculpem os fãs, não nos acrescenta nada!
Hoje recebi de uma amiga um texto de Luís Fernando Veríssimo que achei fenomenal e muito importante dividir com vocês:

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. [...] Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
[...] Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores). Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade."
Obs.: BBB* - Big Brother Brasil
Luís Fernando Veríssimo

Temos que ter muito cuidado com o que colocamos diante de nossos olhos! A Palavra de Deus diz: "Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim." Salmos 101.3
Achei bem interessante um texto do Missionário R.R. Soares, texto este que também compartilho com vocês:

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22).
O ser humano é composto por três partes – espírito, a nossa verdadeira pessoa; a alma, a nossa mente e memória, e o corpo, a parte física. O espírito tem na Palavra de Deus a sua lâmpada (Salmo 119.105). Com Ela, somos iluminados e transformamos nossa maneira de pensar. Já o corpo tem nos olhos a sua lâmpada; se eles forem bons, todo o corpo será luminoso.
Podemos fazer os olhos serem bons ou maus. Quando alguma coisa errada nos chama a atenção, devemos tirar o foco daquilo. Porém, se gostarmos do pecaminoso e o observarmos, o corpo pagará a conta. Caso vivamos com sabedoria, esquivando-nos das coisas ruins, escolhendo os amigos, os lugares para frequentar, que comida ingerir e o que deve ocupar o nosso pensamento, nosso corpo agradecerá.
Um sentimento mau que tenhamos contra alguém, o qual, talvez, seja mesmo errado, prejudica o funcionamento do nosso físico. As situações ruins são tão perniciosas, que não convém dar a elas um minuto sequer de atenção. Em todos os momentos, mesmo contra a nossa vontade, temos de nos doutrinar a obedecermos aos mandamentos divinos, pois somente eles farão bem. Qualquer sentimento proibido causará um mal tremendo à nossa saúde.
As pessoas que serviram a Deus e venceram descobriram o segredo de viver bem. Ninguém que fosse mesquinho, vingativo, invejoso ou tivesse outro defeito semelhante em sua personalidade logrou sucesso na vida espiritual. Veja o invejoso Saul: apesar de ter sido escolhido pelo Senhor para ser o primeiro rei de Israel e ter reinado por 40 anos, encheu-se de inveja de Davi e procurou matá-lo (1 Samuel 8-31). Se tivesse sido sábio, Saul teria apoiado o escolhido de Deus e, assim, teria desfrutado de um final bem feliz.
O mesmo se pode dizer de Judas Iscariotes, o qual teve o privilégio de fazer parte do grupo de 12 apóstolos de Jesus. Foi escolhido a dedo pelo Rei do Universo para compor a equipe mais privilegiada do mundo, contudo, primeiro, deixou o demônio do roubo possuí-lo (João 12.6) e, depois, vendeu-se ao espírito da traição (Mateus 26.47-49). Que final infeliz!
O rei Davi deve ter sido um pai exemplar, pois conhecia a Palavra de Deus como, talvez, nenhum de nós a conhece. Seus filhos, provavelmente, receberam, de sua boca e seu procedimento, o melhor ensino. No entanto, um deles deixou-se levar pelo demônio da sensualidade e forçou a própria irmã, pagando com a vida o ato insano que cometeu (2 Samuel 13). Esforce-se para que seus olhos sejam sempre bons, e todo seu corpo será luminoso.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Li em: vidajovemcrista.com.br/



Então,
o que você tem visto?
Por que não usar o tempo disponível para conhecer mais a palavra de Deus?



Um comentário:

  1. Oie Andreia,vim retribuir sua visitinha em um dos meus cantinho,jesus te abençoe,parabéns pelo blog ,que nossos olhos possam a cada dia de nossas vidas serem iluminados,para que assim nosso corpo também,e não dando lugar as trevas bjs BFDS!

    ResponderExcluir

Olá!!!
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você" (Mario Quintana)
É um prazer receber sua visita e saber que está me ajudando a cuidar do meu jardim!!!
Volte sempre! Sua presença é um prazer!
Beijinhos carinhosos, Andréia Felix.