quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

As Estações...



Conta uma história de autoria desconhecida que:
Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, por isso, ele mandou cada um viajar para observar uma pereira que estava plantada em um distante local.
O primeiro filho foi lá no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão e o quarto e mais jovem, no Outono.
Quando todos eles retornaram, ele os reuniu e pediu que cada um descrevesse o que tinham visto.
O primeiro filho disse que a árvore era feia, torta e retorcida.
O segundo filho disse que ela era recoberta de botões verdes e cheia de promessas.
O terceiro filho discordou. Disse que ela estava coberta de flores, que tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele tinha visto.
O último filho discordou de todos eles; ele disse que a árvore estava carregada e arqueada, cheia de frutas, vida e promessas…
O homem, então, explicou a seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida da árvore…
Ele falou que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação, e que a essência de quem eles são e o prazer, a alegria e o amor que vêm daquela vida, podem apenas ser medidos ao final, quando todas as estações estiverem completas.
Se você desistir quando for Inverno, você perderá a promessa da Primavera, a beleza do Verão, a expectativa do Outono.
Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida apenas por uma estação difícil. Persevere através dos caminhos mais difíceis e melhores tempos certamente virão de uma hora para outra.


AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO E DA VIDA
     
Em sua sabedoria infinita, nosso bom Deus nos presenteou com um mundo perfeito, harmonioso e belo, mas é uma pena que as ações humanas estejam contribuindo para que toda essa beleza e perfeição sofra com atitudes impensadas e inconsequentes. Com tristeza e preocupação, observamos as mudanças climáticas que afetam o meio ambiente e desarmonizam o que foi criado com tanto amor. O planeta precisa de respeito e cuidado... 
As estações do ano, em sua singularidade, oferecem a todos nós diferentes climas e espetáculos maravilhosos na renovação de sons, sabores e cores, assim, hoje, podemos aprender com cada uma dessas estações lições que nos proporcionarão ensinamentos profundos para a vida.
A vida sempre nos oferece momentos em que somos levados a experimentar situações que ora nos machucam e entristecem, ora nos surpreendem com momentos de ternura e realizações.
Precisamos estar preparados para não sermos surpreendidos com acontecimentos que nos levem a experimentar sentimentos de desânimo e desesperança.
A exemplo das lições que nos trazem as estações, que possamos lembrar que nossas ações em relação a nosso semelhante precisam demonstrar a diferença que Jesus Cristo faz em nossas vidas, nos levando a agir com amor, enxergando em cada um nosso irmão.
Se o tempo está nublado ou chove lá fora, se o sol está brilhando e as flores desabrochando não devemos nos esquecer que nunca estamos sozinhos.
Importa saber que o Senhor nosso Deus sempre conosco está, fazendo de cada novo amanhecer motivo de renovação, realização, louvor e gratidão.
"O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte e cada noite repete isso à outra noite" Salmos 19.1-2

Cecilia Sant'Anna do Valle Marques, Pedagoga
Membro da PIB de Teresópolis, RJ.

Texto Retirado da Revista Visão Missionária 1º trimestre de 2013 - Ano 91 - Número 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!!
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você" (Mario Quintana)
É um prazer receber sua visita e saber que está me ajudando a cuidar do meu jardim!!!
Volte sempre! Sua presença é um prazer!
Beijinhos carinhosos, Andréia Felix.